Skip to content
🎄 Merry Christmas to you and your family! 🎄
🎄 Merry Christmas to you and your family! 🎄
9 Receitas de Festa Junina Fáceis e Deliciosas para Montar um Arraial Incrível

9 Receitas de Festa Junina Fáceis e Deliciosas para Montar um Arraial Incrível

  1. Creme de Paçoca
  2. Pipoca picante agridoce
  3. Canjica com doce de leite
  4. Bolo de cuscuz salgado
  5. Brigadeirão de paçoca no microondas
  6. Vinho quente
  7. Bolo “Fumilho”: fubá com milho
  8. Amendoim doce crocante
  9. Bolinho de milho salgado

É dia de São João!

Junho chegou, e com ele vem aquela saudade de um arraial com muita comida, música, dança e fogueira, claro! E quem mora fora do Brasil fica com a boca aguada de vontade de saborear as típicas receitas de festa junina que só encontramos nessa época do ano.

Os quitutes clássicos são feitos à base de ingredientes como o amendoim, a macaxeira e as diversas variedades de milho. Para sair da mesmice e surpreender seus amigos gringos - e agradar os colegas brasileiros! -, separamos receitas diferentes para você montar um arraial animado e saboroso. Vamos lá?

celebrando festa junina en USA

1. Creme de Paçoca

Paçoca é um doce clássico à base de amendoim torrado, farinha de mandioca e açúcar que não pode faltar no cardápio de festa junina. Para fazer esse creme, vale paçoca em rolha, quadrada ou na versão zero açúcar. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Leve ao fogo médio o leite condensado, o leite, o amido e essência de baunilha, mexendo sempre até engrossar e o fundo da panela ficar aparente. Transfira esse creme para uma batedeira, adicione o creme de leite e as paçocas e bata tudo até ficar homogêneo. Coloque em copinhos individuais e leve para gelar. Na hora de servir, decore com paçoca esfarelada.

2. Pipoca picante agridoce

Outro quitute indispensável nas festas juninas é a pipoca. Por ser fácil de preparar e ter um sabor neutro, dá para incrementar a receita adicionando condimentos e temperos. Nessa versão picante e agridoce é utilizada pimenta, cúrcuma e parmesão - não tem como ficar ruim! Anota aí os ingredientes:

  • 1/2 xícara de milho de pipoca
  • 1/2 colher de sopa de pimenta-do-reino
  • 1/2 colher de sopa de pimenta síria
  • 1/2 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal
  • Óleo
  • Queijo parmesão ralado

Em uma panela adicione o óleo (o suficiente para pegar todo o fundo) e o milho; tampe e leve em fogo baixo. Abra e mexa de vez em quando. Observe o milho estourando - quando o intervalo entre os estouros for inferior a cinco segundos, desligue o fogo e passe a pipoca para uma vasilha. Derreta a manteiga em um recipiente, e adicione o sal, as pimentas e a cúrcuma. Cubra a pipoca ainda quente com esse molho, e misture bem. Na hora de servir, acomode a pipoca em saquinhos de papel e polvilhe o parmesão ralado por cima.

pipoca dolce

3. Canjica com doce de leite

Basta chegar o mês de junho para os pacotes de canjica aparecerem nas prateleiras dos supermercados brasileiros. Para quem mora fora do país e ama uma canjica bem docinha, no nosso supermarket online você encontra os grãos crus ou já cozidos e prontos. Com a canjica cozida no vapor, você prepara essa receita super especial fácil, fácil, veja só:

Em uma panela, adicione a canjica e os demais ingredientes. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com cuidado para o creme não grudar no fundo. Deixe a mistura ferver enquanto engrossa (aproximadamente 10 minutos de fervura). Sirva quente, em potes individuais.

bolo de cuscuz salgado

4. Bolo de cuscuz salgado

Cuscuz é bom o ano todo, a qualquer hora, e preparado de tudo quanto é jeito! Econômica e saborosa, essa receita de festa junina nada mais é do que um cuscuz super incrementado. Ele é feito no forno ao invés da cuscuzeira, e fica pronto rapidinho.

  • 2 xícaras de flocão de milho
  • 2 xícaras de água fervente
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 lata de milho verde sem a água
  • 3 ovos
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 150 gramas de calabresa em cubinhos
  • 150 gramas de queijo meia cura ou coalho em cubinhos.
  • 1 pote ou bisnaga de requeijão cremoso

Faça a hidratação do flocão de milho conforme instruções do fabricante. Preaqueça o forno a 180 graus. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o milho verde, o fermento e o sal. Junte a mistura ao flocão hidratado, e misture. Em seguida, adicione a calabresa e o queijo. Acomode a massa em uma forma untada e cubra com o requeijão. Leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Sirva quente em fatias.

 

5. Brigadeirão de paçoca no microondas

Essa receita de festa junina vai impressionar seus convidados pelo sabor e textura. E vai te deixar feliz pois, além de super fácil de fazer, fica pronta em pouco tempo. Os ingredientes para o brigadeirão você encontra na nossa loja, veja quais são:

Bata no liquidificador por 5 minutos os ovos, o leite condensado, o creme de leite, 3 paçocas, a margarina e a farinha de trigo. Quando a mistura estiver cremosa, incorpore com delicadeza mais 3 paçocas esfareladas de forma grosseira. Despeje o creme em uma forma de cone central específica para micro-ondas, untada com margarina. Cozinhe no micro-ondas em potência alta por 8 minutos. Ele sairá mole; espere esfriar e leve-o à geladeira por cerca de 1 hora. Desenforme e decore com as paçocas restantes.

 

vinho quente

6. Vinho quente

O vinho quente é uma bebida típica dessa data que esquenta a festa e deixa um aroma gostoso no ambiente. Nessa receita da chef e apresentadora Rita Lobo, você vai precisar de frutas, cravo da índia e canela para incrementar a bebida. Saiba como prepará-la:

Em uma panela média, adicione todos os ingredientes - menos as maçãs - e misture bem. Lave as maçãs, descasque-as, retire as sementes e os cabinhos e corte-as em cubos pequenos. Leve a panela com o vinho e os demais ingredientes ao fogo alto, e adicione a maçã aos poucos. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Remova os cravos e a canela em pau com uma colher. Sirva o vinho bem quente com uma concha e em copinhos individuais.

 

7. Bolo “Fumilho”: fubá com milho

Essa é uma receita de festa junina que une dois ingredientes clássicos: o fubá e o milho verde. É perfeita pois agrada toda a família! Criada pela apresentadora Ana Maria Braga, ela é fácil de fazer e parte dos insumos você encontra na nossa loja online:

Creme de milho: 

 

Creme de fubá:

  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 100 ml de leite de coco
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal amolecida
  • 200 g de fubá
  • 1 xícara (chá) bem cheia de açúcar
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 4 col. parmesão ralado
  • 1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó
  • 150 g de queijo minas meia cura (ou prato, ou muçarela) fatiado fino

Creme de milho: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Forre uma fôrma redonda de fundo removível (23cm de diâmetro) com papel-manteiga untado com manteiga. Despeje o creme na forma, e leve ao forno médio preaquecido a 180 graus por 30 minutos, ou até a superfície firmar.

Creme de fubá: bata no liquidificador todos os ingredientes - exceto o queijo - até ficar bem homogêneo. Retire o bolo de milho do forno e cubra-o com as fatias de queijo reservadas. Apoie uma colher na borda da fôrma, e despeje sobre ela bem devagar o creme de fubá, de modo que ele se espalhe por todo o bolo. Ponha a forma novamente no forno, e asse por 1 hora na mesma temperatura até dourar. Desenforme e sirva ainda quente, de preferência acompanhado de goiaba cremosa.

8. Amendoim doce crocante

Essa receita é uma alternativa docinha e gostosa para servir o amendoim na sua festa junina. Você pode acomodá-los em cones feitos com papel, fica uma graça! Veja os ingredientes e o modo de preparo:

  • 500 g de amendoim cru com a pele
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou xarope de groselha

Em uma panela de fundo grosso, misture bem todos os ingredientes. Em seguida, leve-a ao fogo médio, mexendo sempre até caramelizar (secar). Coloque os amendoins em uma assadeira, espalhe-os e deixe esfriar. Caso queira deixá-los mais crocantes, asse em forno alto por 10 minutos. Sirva em porções individuais.

milho

9. Bolinho de milho salgado

Não é uma receita de festa junina clássica, mas com certeza irá agradar seus amigos por ser gostosa de combinar com molhos variados. É bem fácil de fazer, e pode ser preparada no modo convencional ou na air fryer: fica uma delícia. Os ingredientes estão na nossa loja, confira:

  • 2 latas de milho em conserva
  • 1 ovo
  • 7 pedaços de queijo de sua preferência
  • 2 colheres de sopa de fubá
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de queijo ralado
  • Salsinha ou coentro a gosto
  • Sal a gosto

Em um processador, adicione o milho e bata até virar uma massa úmida. Transfira a massa de milho para uma tigela grande; acrescente o ovo, o queijo ralado, o fubá, a salsinha ou coentro e a farinha de trigo. Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma mistura consistente. Adicione o sal ao seu gosto. Modele os bolinhos com as mãos, e recheie-os com os pedaços de queijo. Você pode fritá-los no óleo quente por imersão ou colocá-los na AirFryer até ficarem dourados. Podem ser servidos acompanhados de molho de pimenta ou geléia.

É dia de São João!

Além das receitas com amendoim e milho, há outras receitas de festa junina que tem lugar cativo no coração dos brasileiros. É o caso do espetinho com farofa, do bolo de aipim, do pé de moleque, do curau, do pinhão

Nesse sentido, é fundamental se programar para preparar o cardápio do seu arraial. Nós, do Hi Brazil, somos um brazilian market online que disponibiliza para as pessoas ao redor do mundo os melhores produtos brasileiros. Você pode comprar as mercadorias pelo site e pedir para entregar na sua casa - em qualquer país -, ou vir buscar na loja física, que fica na Redondo Beach, Califórnia.

Escolha um dia de céu estrelado, reúna a família e conte conosco para fazer comidas de festa junina deliciosas. Acesse o site, e prepare um arraial inesquecível!


*As imagens contidas nesta matéria são meramente ilustrativas.

Previous article 5 traditional American recipes to celebrate the 4th of July
Next article Know which Mother's Day gift to choose to show all your love

Leave a comment

* Required fields