Pular para conteúdo
📦 Taxa de envio fixa em todas as compras. Não importa o peso. Saiba mais!
📦 Taxa de envio fixa em todas as compras. Não importa o peso. Saiba mais!
Receitas fáceis para ceia de Ano Novo à moda brasileira

Receitas fáceis para ceia de Ano Novo à moda brasileira

Para muitas pessoas, as festas de Natal e Réveillon são a melhor época do ano. E tem razão de ser: é o momento em que reunimos os amigos e a família, enfeitamos a casa, trocamos presentes e comemos muito, claro!

Embora as tradições mudem de acordo com a região e a família, algumas comidas funcionam como coringas nas festas de fim de ano. Por isso, quem busca praticidade na correria do fim de ano deve investir em receitas fáceis para a ceia de Ano Novo. Não precisa ficar horas em frente ao fogão, nem se descabelar no mercado atrás de ingredientes caros e difíceis de achar! O melhor é apostar em pratos clássicos que todo mundo gosta.

Isso não significa que você precisa abandonar o pernil ou peixe assado que é tradição na sua casa. No artigo de hoje, trouxemos preparos rápidos e saborosos para compor a sua ceia, e despertar a memória afetiva dos convidados. Vamos lá?

Entradinhas para alegrar

Nada de batata chips e snacks prontos! A ceia de Réveillon, por mais simples que seja, merece um canapé, um barquinho recheado, algo diferente para chamar o novo ano. As entradas do tipo finger food têm a função de abrir o evento, mas não necessariamente a refeição em si.

Então, aqui valem receitas de patês variados para rechear barquetes e tarteletes. Não esqueça de incluir uma opção vegetariana, para contemplar todos os convidados. Para não errar, vá de berinjela com ricota ou patê de azeitona. Anota aí:

  • 1 xíc. chá de azeitonas verdes sem caroço;
  • 1/4 de xíc. de chá de água;
  • 3 col. de sopa de azeite; tempero a gosto (manjericão, salsa, cebolinha…);
  • 2 col. de sopa de requeijão ou maionese.

No liquidificador ou com o mixer, bata as azeitonas, a água e o azeite até formar uma pastinha. Tempere com sal e outros condimentos, acrescente o requeijão ou a maionese, e misture bem até ficar homogêneo. Por ser veggie e leve, pode ir de recheio na barquete, ou acompanhado de torradas.

Além dos canapés, bolinhos assados são uma boa opção. Há receitas fáceis para a ceia de Ano Novo e que vão ao forno, como do bolinho de atum. Seu preparo leva 3 col. sopa de farelo de aveia; 1 lata de atum (descarte a água); 2 col. sopa de cream cheese e orégano a gosto. Misture tudo até ficar uniforme. Molde os bolinhos e asse-os em forno pré aquecido a 180º, por 15 minutos. Outras podem ser feitas na air fryer, como esse bolinho de batata com queijo, por exemplo.

Prato da sorte

Comer lentilha na virada do ano é uma superstição bem comum nas casas do mundo todo. Reza a lenda que os grãos se assemelham às antigas moedas romanas, daí o poder de atrair fortuna e prosperidade para aqueles que os saboreiam nas primeiras horas do novo ano.

Por ser uma das receitas fáceis para a ceia de Ano Novo, ela não pode ficar de fora do seu cardápio. Para preparar a lentilha, você vai precisar de:

  • 2 xíc. chá (aproximadamente 400 g) de lentilha cozida;
  • 2 col. de sopa de azeite;
  • 150g de bacon picado;
  • 1/2 gomo de linguiça calabresa picada;
  • 1 cebola picada
  • Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto

Comece fritando o bacon e a calabresa no azeite; adicione a cebola e refogue. Em seguida, acrescente a lentilha já cozida, as azeitonas, a cebolinha, o sal, a pimenta e misture. Deixe refogar por mais alguns minutos, corrija o sal e pronto! Sirva próximo da hora da virada acompanhada de arroz e farofa.

Um clássico brasileiro

Se tem uma época em que o salpicão reina é no fim do ano! Por ser uma das receitas fáceis para a ceia de Ano Novo, aparece nas festas em versões variadas. Há opções vegetarianas e veganas, com poucas calorias, e até para ir ao forno, se você quiser inovar.

Contudo, o clássico mesmo é o salpicão de frango - com uva passa, sim! Fácil de preparar, o prato é servido frio, e combina com salada de folhas. Vamos aos ingredientes:

Em uma panela, cubra o frango com água, e cozinhe-o com os temperos de sua preferência. Quando o frango estiver no ponto, descarte a água e desfie bem a carne. Coloque-o num refratário grande e adicione os ingredientes (menos a batata palha). Misture bem, corrija o sal, e deixe na geladeira até a hora da ceia. Na hora de servir, cubra com a batata palha.

Adoce o novo ano

Assim como o salpicão e a lentilha, o pavê é presença garantida na ceia de Natal e de Réveillon. E, claro, tem sempre alguém que aguarda o ano todo para fazer a piada do “pavê ou pacumê?”

Essa receita de Pavê de Biscoito Champanhe rende bastante, mas precisa ser preparada um dia antes. Ela leva 395ml de leite condensado; 495 ml de leite; 200g de biscoito champanhe ou maizena; 1 col. sopa de amido de milho; 3 claras em neve; 3 gemas; 300g de creme de leite e cacau em pó a gosto.

Em uma panela, adicione 395ml de leite comum e o amido de milho; misture bem com o batedor de arame. Acrescente as gemas e mexa novamente. Leve ao fogo médio, e coloque o leite condensado, misturando até engrossar e soltar o fundo da panela. Quando atingir o ponto, desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, coloque em uma tigela as claras em neve e o creme de leite. Misture e reserve.

A montagem é simples, e pode ser feita junto com as crianças da família! Em um refratário, coloque uma camada do creme de gemas. Em outro recipiente, molhe os biscoitos nos 100ml de leite restantes, e cubra o creme do refratário com uma leva de biscoitos molhados. Repita as camadas intercalando creme e biscoitos até que acabem. Finalize com o creme de claras e creme de leite. Cubra com plástico filme, e deixe gelar por 12h.

Por fim, na hora de servir, polvilhe o chocolate em pó generosamente sobre o pavê. Se quiser incrementar, acrescente chocolate granulado ou nibs de cacau, fica uma delícia! Até aquele amigo da piadinha do pavê vai comer de se lambuzar.

Garanta sua ceia com tranquilidade

Quem se organiza, não se cansa e nem se afoba. Para fugir da correria das compras e da ausência de produtos nos mercados, conte com a praticidade da nossa loja virtual. Somos o mercado brasileiro online que despacha para o mundo todo, e que conta com uma política de reembolso segura e eficiente.

Além dos ingredientes para as receitas, aproveite o frete para encomendar as bebidas da ceia. Contamos com uma excelente variedade de vinhos e espumantes da Casa Valduga, premiada vinícola brasileira da região Sul. Para quem curte sabores nacionais, dá para compor o cardápio com Guaraná Antarctica, suco Maguary e outros clássicos brasileiros.

Faça da organização e da praticidade sua resolução de ano novo: acesse a loja e comece suas compras! E até o ano que vem…

 

Artigo anterior Saiba como e quais alimentos saudáveis incluir na sua rotina
Próximo artigo Ideias de presente de Natal para quem ama os produtos do Brasil

Comentários

joao pau gostoso - novembro 15, 2023

sexo

Beatriz - dezembro 29, 2022

Receitas deliciosas, adorei as dicas!

Deixe um comentário

* Campos obrigatório