Pular para conteúdo
✨ Novo ano, novas taxas de envio! ✨
✨ Novo ano, novas taxas de envio! ✨
Ideias para um brunch de comemoração de 7 de setembro

Ideias para um brunch de comemoração de 7 de setembro

O Dia da Independência do Brasil é um dos feriados nacionais com maior relevância histórica para o país. Apesar de não ser celebrado com o mesmo entusiasmo que o 4th of July, realizar uma comemoração de 7 de Setembro é uma maneira de fortalecer o vínculo com a terra natal, principalmente para os que emigraram. 

Incorporar o calendário brasileiro na rotina muitas vezes requer criatividade, afinal, nem sempre se encontram os itens necessários para celebrar a data como reza a tradição. Felizmente, o Dia da Independência é bem aberto à imaginação, já que a única formalidade da data são os desfiles organizados nas cidades.

Nesse sentido, trazemos para você algumas ideias para preparar um brunch bem brasileiro para marcar o 7 de Setembro no seu calendário. Pode já convidar a família e os amigos, e deixa que o resto nós te ajudamos a organizar.

 

Brunch, uma festa matinal

Preparar um brunch de comemoração de 7 de Setembro é mais simples do que parece. A regra principal para um bom evento é a fartura. Como o brunch é um café da manhã mais demorado, que se estende manhã afora, precisa ter diversas opções de comida e bebida. Afinal, é uma refeição que engloba duas, o café e o almoço.

Portanto, é essencial fazer um checklist para organizar sua festa matinal. Assim, você garante tudo o que precisa para ter um evento tranquilo e agradável junto daqueles que ama. Vamos aos preparativos:

  • Convidados: antes de tudo, é preciso saber para quantas pessoas será o brunch. Faça uma lista dos convidados — contando as crianças — e, se possível, solicite a confirmação antes de fazer as compras. Verifique se há pessoas com restrições alimentares, como intolerantes e vegetarianos, por exemplo;
  • Entradinhas: aposte na variedade de biscoitos, torradas e quitutes prontos para deixar à disposição para os convidados que chegarem primeiro. Sirva também geleias e doces para passar no pão.
  • Pratos: além das receitas matinais, vale incorporar pratos como saladas, tortas (salgadas e doces) e quiches. Evite opções que exigem preparo na hora, como tapioca, por exemplo.
  • Frutas: se não quiser montar uma salada de frutas, monte uma cesta com frutas da estação e deixe à mesa. Sirva granola, aveia e mel para os convidados poderem adicionar, caso queiram.
  • Bebidas: quanto mais opções, melhor! Iogurtes, achocolatados, sucos, chá gelado, chá quente e, claro, café. 

Além dos comes e bebes, o que vai deixar seu brunch charmoso e bem brasileiro é a ambientação do espaço. Uma decoração harmoniosa e uma playlist bacana fazem toda a diferença. Você pode investir em artefatos verde e amarelo para deixar o brunch mais patriota. 

Como fundo musical, aposte em uma seleção de músicas alto astral, mas em volume adequado para a interação dos convidados. Nossa sugestão é deixar rolando clássicos nacionais da MPB e da bossa-nova. Não tem como errar!

 

À moda da terrinha

Uma vez feita a lista de quem vem no brunch, agora é o momento de criar. Para a comemoração de 7 de setembro ficar bem brasileira, separamos algumas receitas de clássicos matinais brasileiros, como o cuscuz, o pão de queijo e o bolo de fubá.

 

Bolo de fubá

Só de pensar no cheirinho de bolo de fubá saindo do forno, a imaginação já vai longe! Saboreado em todo o Brasil, o bolo de fubá tem sua origem no período colonial, época em que o trigo não compunha a alimentação dos brasileiros. Já o fubá, que é uma farinha de milho fina, era bem mais difundido no país.

Nessa receita, a chef e apresentadora Rita Lobo ensina a fazer o tradicional bolo de fubá com erva doce. Além de ser fácil de preparar — por ser feita no liquidificador —, é uma receita econômica. Leva fubá mimoso, farinha de trigo, leite, ovos, óleo, fermento em pó, ingredientes que geralmente temos em casa. De especial, tem as sementes de erva doce, que não podem faltar! São elas que dão aquele aroma irresistível e característico do bolo de fubá.

Igualmente fácil e prático, esse bolo de fubá com goiabada da culinarista Monica Vargas é uma perdição! Feito com praticamente todos os ingredientes da receita clássica, esta traz de diferente os pedaços de goiaba, que devem ser adicionados antes do bolo ir ao forno. Uma vez pronto, é só passar um café fresquinho e se deliciar.

 

Pão de queijo recheado

Dizem que o Brasil é o país da feijoada mas, na verdade, é o país do pão de queijo. Grande, pequeno, tostadinho, puro, com manteiga: todo mundo gosta, cada um do seu jeito. E se você está longe da terrinha, pode ficar na paz que aqui no nosso brazilian market sempre tem pão de queijo! 

Seja na opção congelada ou como mistura para preparo, sendo pão de queijo, é bom. Para variar um pouco a apresentação, e incrementar o seu brunch de 7 de setembro, que tal servi-lo recheado? As possibilidades de recheio são infinitas, e devem ser incorporadas no preparo do pão de queijo de mistura pronta.

Se quiser rechear o pãozinho com frango ou carne desfiada, o ideal é que a mistura esteja um pouco refrigerada para que possa ser moldada junto com a massa do pão de queijo. Basta abrir o meio da bolinha, adicionar uma porção do recheio, fechar e por para assar.

Do mesmo modo, o pão de queijo com catupiry ou requeijão pede que o recheio esteja um pouco congelado para facilitar o molde. Coloque colheres pequenas de queijo cremoso em uma travessa, e deixe no congelador por algumas horas. Quando o queijo estiver firme, está pronto para ser adicionado na bolinha do pão de queijo.

Quer facilitar o preparo? Asse o pão de queijo sem recheio normalmente, abra as bolinhas e adicione seu topping favorito. Vale geleia de fruta, doce de leite, pasta de amendoim e até molho de pimenta!

 

Cuscuz

Assim como o fubá, a farinha de milho flocão é muito popular no Nordeste do país. Ela é a base do famoso cuscuz nordestino, mas também é usada no preparo de bolos, tortas e outros pratos.


Fazer cuscuz é bem fácil: basta hidratar a farinha — temperada previamente com sal — com água a ponto de virar uma farofa úmida. Uma vez hidratada, essa massa deve ser acomodada na cuscuzeira, de modo a preenchê-la. Para fazer recheado, coloque metade da massa, adicione o recheio, e complete com o restante do cuscuz.

O segredo está no acompanhamento ou no recheio. Para os vegetarianos, dá para rechear o cuscuz com um pesto de abobrinha ou um mix de tomate, cebola, orégano e queijo ralado, a la pizza margherita. 

Já os amantes da carne podem experimentar recheios com bacon, linguiça, carne seca, frango e por aí vai. O ponto do recheio deve ser mais cremoso, para contrastar com a textura seca do cuscuz. 

Para não errar: refogue cebola e alho em um pouco de óleo, adicione a carne já cozida — no caso da carne seca ou do frango — e tempere com especiarias como açafrão, chimichurri ou páprica. Se for bacon ou linguiça, corte em pedaços pequenos e ponha para fritar. Você pode dourar a cebola na própria gordura que se forma na frigideira. Adicione um pouco de creme de leite, corrija o sal, e desligue logo em seguida, para não deixar ferver.

Daí é só adicionar o recheio no preparo do cuscuz, e pronto. Como acompanhamento, sirva ovos mexidos ou uma saladinha de tomate cereja. Fica uma delícia!

 

Aquele toque especial

Seu brunch para comemorar o 7 de setembro pode ter umas coisinhas diferentes, para agradar brasileiros e estrangeiros. Separamos algumas opções para dar um toque especial ao café da manhã:

 

Barquetes recheadas

Prontas para consumir, as barquetes, tarteletes e canudinhos são crocantes e versáteis. Além disso, enfeitam a mesa, dando um ar de celebração. Para servir, basta preencher as barquetes com recheio à sua escolha, seja doce ou salgado.

Aposte num recheio de gorgonzola com damasco: prepare um patê batendo no processador 350g de queijo gorgonzola e ½ caixa de creme de leite (vá adicionando o creme até chegar no ponto de patê). Monte as barquetes ou tarteletes com o patê, tomando o cuidado para não ultrapassar a borda. Por fim, coloque um damasco e uma amêndoa torrada em cada uma, e está pronto para servir.

Agora, se você gosta de praticidade na cozinha, uma opção é preparar tarteletes ou canudinhos com geleias e doces prontos. Você pode fazer uma tartalete mineirinha, com doce de leite e queijo branco. Ou uma barquete com geleia de frutas vermelhas e morango picado. Vale até um canudinho com brigadeiro de colher, coberto com chocolate granulado.

 

Drinks leves e refrescantes

Além da variedade de sucos e chás, o brunch pede algo mais elaborado. Como o evento se estende para além da manhã, é comum servir bebidas feitas com espumante ou vinho branco.

É o caso da Mimosa, um drink feito com espumante e suco de laranja. A medida é 150mL de espumante; 50 mL de suco de laranja, gelo e twist de limão siciliano. Coloque os ingredientes numa coqueteleira menos o twist e misture delicadamente. Finalize com o twist em taças próprias para espumante.

Do mesmo modo, a sangria é refrescante e combina com brunch. Essa bebida de origem espanhola é fácil de fazer. Sua base é vinho tinto, água tônica, suco de laranja, leva frutas e muito gelo.

Agora, se sua praia é um evento sem álcool, invista em sucos integrais, feitos somente com a fruta. Além de saudáveis, são saborosos e revigorantes.


Organize tudo sem sair de casa

Para organizar sua comemoração do 7 de setembro, nem precisa se mobilizar muito, não! Aqui no seu brazilian market online, você pode comprar tudo sem sair de casa. Nós enviamos os produtos para o mundo todo.

E se você está com pouco tempo e não tem como preparar as receitas, pode investir em bolos, biscoitos, torradas e bebidas bem brasileiras para seu brunch. Nossa linha de matinais traz aqueles produtos mais amados pelos brasileiros, que não decepcionam nunca! 

Do mesmo modo que os adultos, as crianças vão amar ter à mesa Toddynho, biscoito de polvilho, goiabinha, bolacha recheada, entre outras doçuras. Sejam brasileiros ou estrangeiros, seus convidados vão amar celebrar o Dia da Independência com você. Comece já suas compras, e bom brunch!

Artigo anterior Veja qual mercado brasileiro online é o mais preparado do mercado
Próximo artigo 17 ideias de presente de Dia dos Pais para surpreender seu pai

Deixe um comentário

* Campos obrigatório