Pular para conteúdo
As melhores comidas de Festa Junina para você matar a saudade

As melhores comidas de Festa Junina para você matar a saudade

“São João, acende a fogueira do meu coração!”. É só entrar o mês de junho que o coração dos brasileiros fica aceso de alegria. Afinal, é o período de quermesse, e de se fartar com comidas de festa junina!

Apesar de ser um costume da cultura brasileira, essas festividades têm origem na Europa. Antes do Cristianismo, elas celebravam a abundância da colheita. Depois, foram mescladas com as datas dos santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Com a colonização do Brasil pelos portugueses, as festas foram se estabelecendo no território nacional, e ganhando um estilo próprio.

As comidas de festa junina brasileiras são a marca principal da celebração, seguidas das danças de quadrilha, das músicas, dos trajes e da fogueira. E quem tá longe da terra, morre de saudade de viver esses momentos, e saborear as delícias típicas do período.

Por esse motivo, separamos algumas gostosuras para você se inspirar e montar um arraial animado e saboroso!

Abençoado milho!

Na Europa os agricultores celebravam a colheita do trigo com festas típicas, em que se preparavam comidas de festa junina com os produtos do trigo. O costume foi exportado para cá, e as famílias brasileiras passaram a comemorar a colheita do milho.

Nas quermesses e festas juninas, você encontra muitos quitutes doces e salgados feitos com produtos do milho. São receitas com farinha de milho, milho cozido, canjica e milho de pipoca, claro.

Bolo de Fubá

A farinha de milho fubá mimoso é coringa na culinária brasileira. Está na broa, no bolinho de chuva, na massa da torta, na polenta e em preparos variados. Além disso, é a base do tradicional bolo de fubá, seja ele na versão cremosa, com erva doce, goiabada ou até com queijo. E bolo de fubá não pode faltar na festa de São João!

Canjica

Do mesmo modo, uma canjica bem quentinha é indispensável para deixar a festa mais gostosa. A canjica de milho branco da Vapza já vem cozida e pronta, e deve ser preparada com leite de vaca ou vegetal, leite condensado ou leite de coco. Também chamada de mugunzá, pode ser incrementada com canela, paçoca e amendoim.

Bolo de milho

Assim como bolo de fubá, o bolo de milho é um clássico das festas juninas. É preparado de formas variadas e que agradam todos os gostos. É o caso do bolo de milho cremoso e do bolo de pamonha. Ambas receitas levam milho em conserva, e são super práticas e fáceis.

Pipoca

Se tem cheiro de pipoca no ar, é sinal de que a festa junina tá boa! Aproveite a praticidade da pipoca de microondas, e prepare opções com temperos diferentes para incrementar o cardápio. Ou então sirva a tradicional com sal em saquinhos de papel… as crianças adoram!

Amendoim

Quem gosta de amendoim, é fã de festa junina. Tal qual o milho, o amendoim é super versátil, é base para produtos 100% brasileiros, como a paçoca, o pé de moleque e o pé de moça.

Pensando nisso, o seu brazilian market online trouxe essas guloseimas feitas com amendoim que, só de falar, a boca já enche d’água!

E se você prefere a oleaoginosa em seu estado natural, temos também o amendoim vermelhu cru. Ele pode ser consumido torrado, e serve também como matéria-prima no preparo de receitas variadas, doces e salgadas.

Paçoca

A paçoca é um clássico doce brasileiro à base de amendoim torrado, farinha de mandioca e açúcar. Antigamente, era feita artesanalmente no pilão. Agora é produzida por empresas com tradição no mercado nacional. Seja em rolha, quadrada ou na versão zero açúcar, paçoca é essencial para compor a mesa da quermesse.

Ela também serve de matéria-prima para receitas diversas. Experimente utilizar o doce para fazer um arroz doce, um bolo de paçoca ou um delicioso brigadeiro de paçoca.

Pé de moleque

Do mesmo modo que a paçoca, o pé de moleque adoça a vida dos brasileiros desde a infância. Sua história é antiga e está conectada à chegada da cana-de-açúcar nos tempos do Brasil Colônia, em meados do século 16.

Reza a lenda que o doce, feito de rapadura e amendoim, era preparado e vendido nas ruas pelas quituteiras. Quando elas se distraíam, moleques passavam correndo e roubavam um docinho. “Pede, moleque, pede!”, diziam as doceiras, na tentativa de convencer os meninos a não surrupiarem o quitute. E assim foi batizado o pé de moleque.

Pé de moça

Docinho e delicioso, o pé de moça ganhou o coração dos apaixonados por amendoim, e coleciona fãs de todas as idades. Ao contrário do seu amigo, o pé de moleque, o pé de moça é macio e cremoso. As crianças adoram sua textura puxa-puxa, enquanto os adultos amam a combinação do salgado do amendoim com o doce do leite condensado.

Por ser feito à base de amendoim, o pé de moça é fonte de energia, fibras e ajuda a combater o mau humor. Ou seja: além de gostoso, o doce tem o poder de deixar o seu dia mais alegre!

Como você pode ver, os pratos com milho e amendoim enchem a mesa do arraial. Mas uma festa junina pode ter muito mais! Deixe sua criatividade aflorar, e inove nos preparos. O importante é manter o espírito de alegria e união, e celebrar junto daqueles que amamos.

Pula a fogueira, iaiá!

Além das receitas com amendoim e milho, há outras comidas típicas de festa junina que tem lugar cativo no coração dos brasileiros. É o caso do espetinho com farofa, do bolo de aipim, do cachorro quente, do curau, do cuscuz, do pinhão

Para complementar o arraial, o quentão e o vinho quente e cerveja não podem ficar de fora. Ambas as bebidas são simples de preparar. Aproveite para fazer as bebidas quando estiver mais friozinho, pois elas devem ser servidas bem quentes.

Nesse sentido, é fundamental se programar para preparar o cardápio do seu arraial. Nós, do Hi Brazil, somos um brazilian market online que disponibiliza para as pessoas ao redor do mundo os melhores produtos brasileiros. Você pode comprar as mercadorias pelo site e pedir para entregar na sua casa - em qualquer país -, ou vir buscar na loja física, que fica na Redondo Beach, Califórnia.

Escolha um dia de céu estrelado, reúna a família e conte conosco para fazer comidas de festa junina deliciosas. Acesse o site, e prepare um arraial inesquecível!

Próximo artigo Presente de Dia das Mães: uma seleção especial de produtos brasileiros

Deixe um comentário

* Campos obrigatório

Português (brasil)
Português (brasil)