Pular para conteúdo
4th of July Barbecue: Faça um churrasco brasileiro no feriado

4th of July Barbecue: Faça um churrasco brasileiro no feriado

Nesse artigo você vai encontrar:

Alguém disse “churrasco”?
    Frango e porco
Em boa companhia
    Farofa não pode faltar
A hora do doce
    Candy buffet com docinhos brasileiros
Invista em boas bebidas
Compre tudo online

Disse o escritor Nelson Rodrigues: “O brasileiro é um feriado”. Pode-se dizer que a frase é uma tentativa de definição da essência do povo brasileiro. Se no lugar do “é” colocarmos o verbo amar no presente, aí sim teríamos uma verdade absoluta: “O brasileiro AMA um feriado”. E se for um feriado com festa, então, aí é que se sente em casa!

É por isso que, onde quer que esteja, o brasileiro se apropria da comemoração, e dá um jeitinho de celebrar à sua maneira. E com o feriado da independência – o 4th of July – não poderia ser diferente. O 4th of July Barbecue é uma tradição nos Estados Unidos: as famílias se reúnem para comer churrasco – de burger e salsicha! –, milho na brasa, frango frito, sorvete e outras comidas típicas da data.

Se assim já é bom, com um toque verde e amarelo pode ficar ainda melhor. O churrasco brasileiro é bem diferente, mas pode ser reproduzido tranquilamente em terras americanas. Então, se você quer deixar seu 4th of July Barbecue com cara e gosto de “churras”, vem que a gente te mostra como.

Alguém disse “churrasco”?

A alma do churrasco brasileiro é a carne, e talvez esse seja o maior diferencial entre o nosso “churras” e o barbecue dos americanos. Nada de hambúrguer e salsicha: as estrelas são a picanha, a maminha, a fraldinha, a costela, e linguiça…

E quem gosta de churrasco brasileiro, sabe que um dos segredos está no modo de temperar a carne. O sabor da carne deve ser realçado, e não mascarado pelos condimentos. Tanto a carne bovina quanto à suína devem ser salpicadas com um sal grosso de qualidade – temperado ou não –, pelo menos 2 minutos antes de irem para a grelha. Uma boa medida é 1 colher de chá de sal grosso para 1kg de carne.

Lembrando que o sal grosso é recomendado para carnes de cozimento lento, como costela, cupim, entre outras. As demais podem ser temperadas com sal fino e demais condimentos, como um mix de ervas.

Frango e porco

Do mesmo modo, o tempero do frango e do porco deve ser dosado de acordo com o corte e o tempo de cozimento. Para quem prefere o sabor natural da carne, só o sal já resolve. Agora, quem não abre mão de uma pimentinha, ou gosta de experimentar outros sabores, pode investir em molhos e condimentos fora dos já batidos ketchup e molho barbecue.

Um exemplo: as chicken wings assadas na churrasqueira ficam uma delícia com uma mostarda artesanal, com pimenta habañero e manga. Já o frango frito – um clássico do 4th of July! – combina super bem com um patê de pimenta biquinho.

Para a costela de porco e a linguiça (e até para a salsicha, se for o caso!), o sabor agridoce é o mais recomendado. Você pode experimentar a carne suína com geléia de pimenta vermelha, que também é um ótimo complemento para uma tábua de queijos e frios. Ou, se preferir um molho, o de maracujá com pimenta é cítrico na medida certa.

Em boa companhia

Um bom churrasco brasileiro pede uma mesa farta de acompanhamentos. Cada região do Brasil tem sua preferência, mas o que não pode faltar é a farofa, o vinagrete e o arroz branco soltinho.

Para incrementar o arroz branco, que tal dar um toque verde e amarelo na receita? Você pode acrescentar milho e ervilha em conserva no preparo de uma xícara de chá de arroz. Fica colorido e super gostoso. Basta acrescentar os legumes na hora de refogar o alho e a cebola, e deixar cozinhar por alguns minutos. Depois, só seguir normalmente com a receita, sem esquecer de acrescentar o seu tempero especial.

Do mesmo modo, o vinagrete ganha um charme a mais com um temperinho extra. Além do sal, você pode salpicar o vinagrete com chimichurri, orégano ou manjericão desidratado. Só tenha cuidado para não temperar demais, para o acompanhamento não roubar o sabor da carne do churrasco.

Farofa não pode faltar

Assim como o vinagrete, a farofa é indispensável no churrasco brasileiro. Para quem gosta de praticidade, hoje em dia há diversas opções de farofa já temperadas: com alho, pequi, bacon, torresmo… dá para colocar uma de cada na mesa, assim, agrada todo mundo!

Mas se você prefere dar o seu toque especial, pode preparar essa receita de Farofa com Cenoura. Você vai precisar de: 250g de farofa tradicional Yoki; 1 cebola roxa ou branca; 1 cenoura; 80g de azeitona verde fatiada; suco de 2 limões; 3 colheres de sopa de azeite; salsinha e sal a gosto.

O preparo é bem simples: pique a cebola bem fininha e rale a cenoura. Adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Tempere com salsinha e sal a gosto. Se a farofa não estiver úmida e ácida o suficiente, coloque um pouco mais de suco de limão e azeite. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Depois de se esbaldar nos pratos salgados, é hora de impressionar os convidados e fazer a alegria das crianças com os doces e a sobremesa!

A hora do doce 

Uma coisa que sempre tem no churrasco brasileiro é sobremesa caseira. Então, para encerrar seu 4th of july barbecue em grande estilo, que tal apostar no clássico Pudim de Leite Condensado? A receita é simples e econômica, pois leva apenas 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite comum (use a mesma medida do leite condensado) e 3 ovos.

Para preparar o pudim, basta bater todos os ingredientes (menos o açúcar) no liquidificador, e deixar a mistura descansar por 15 minutos. Nesse período, irá se formar uma espuma sobre o creme.

Enquanto aguarda, faça a calda: coloque 6 colheres de sopa de açúcar numa forma de 20 cm de diâmetro, e leve ao fogo médio até formar a calda (aproximadamente 3 minutos). Tire do fogo e vá virando a fôrma até que a calda forre todo o fundo e os lados.

Em seguida, despeje a mistura do pudim delicadamente na forma, segurando com uma colher a espuma que se formou na superfície. Leve ao forno médio (180º), em banho-maria, por 1h30. Depois de assado, deixe esfriar e leve à geladeira por 2h mais ou menos. Desenforme, sirva e receba os elogios.

Candy buffet com docinhos brasileiros

Não teve tempo de cozinhar? Uma compra rápida no seu brazilian market online, e você resolve a questão da sobremesa em poucos minutos. Para quem está sem tempo, um pequeno bufê de guloseimas brasileiras faz as vezes de sobremesa do evento.

Dentre as muitas opções disponíveis, invista na praticidade dos doces embalados individualmente. Bombons do tipo Sonho de Valsa ou Ouro Branco são amados pelos brasileiros, e não podem faltar. As bananinhas e os quadradinhos de doce de leite também trazem boas recordações para quem mora longe da terrinha.

Seja qual for a sua escolha, o segredo está na apresentação. Arrume os docinhos em bowls, buckets ou potes de vidro decorados, e pronto! Você terá um candy buffet charmoso, que vai agradar adultos e crianças.

Invista em boas bebidas

Junto com a carne, as bebidas são a alma do churrasco brasileiro. Se você não quer passar o feriado tomando as cervejas americanas de sempre, pode valorizar a produção nacional e investir em uma cerveja brasileira diferente. A Leopoldina é fabricada no Rio Grande do Sul, e carrega toda a tradição e excelência da Casa Valduga, vinícola consagrada no país.

E tem Leopoldina para todos os paladares. A cerveja de garrafa está disponível na nossa loja nas versões Weissbier, Pale Ale IPA, Gourmet Pilsener, Witbier Limão Siciliano e Coentro e Gourmet Porter. Nossa dica é: leve uma de cada, e faça uma degustação com seus convidados. Dá até para fazer um experimento, em que todos provam as bebidas com o churrasco, e escolhem qual Leopoldina combina melhor com um determinado tipo de carne.

E para as crianças e àqueles que não consomem bebida alcoólica, a pedida é Guaraná Antarctica. Seja normal ou diet, tem que ter no churrasco, e de preferência com umas pedrinhas de gelo. Para deixar com uma cara ainda mais brasileira, sirva o guaraná com rodelas de laranja. Assim você mata a saudade e a sede, ao mesmo tempo.

Compre tudo online

Agora que você já tem o checklist do que precisa para o seu 4th of July barbecue se transformar num churrasco brasileiro, mãos à obra!

Por sermos um brazilian market online, disponibilizamos a maioria dos produtos indicados na matéria. Como alguns acabam rápido, nossa recomendação é que você adquira o quanto antes o que precisa para o feriado, para não correr o risco de ficar sem.

Você pode fazer a compra direto pelo site, que entregamos em qualquer lugar dos EUA e do mundo. Ou, se estiver na região de LA, na Califórnia, pode retirar na nossa loja física, que fica em Redondo Beach. Seja como for melhor para você, conte conosco para deixar seu 4th July único. Acesse o site, e comece agora a organizar seu churrasco brasileiro.

 

Próximo artigo As melhores comidas de Festa Junina para você matar a saudade

Deixe um comentário

* Campos obrigatório

Português (brasil)
Português (brasil)